Orações Diárias

Reze Conosco
 
A oração é um dom da graça de Deus que vem ao encontro do homem e permite o estabelecimento de uma relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o Pai, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo. Nos permite pedir, louvar e agradecer as graças concedidas e pode ser utilizada em diversas situações e momentos do cotidiano, podendo ser dirigida também à Virgem Maria e aos Santos, para intercederem a Deus e junto de Deus. A seguir, uma coletânea de orações cristãs diárias:
 
SANTÍSSIMA TRINDADE
 
Sinal da Cruz
 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo. Amém.
 
Glória ao Pai
 
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Ato de Contrição
 
Meus Jesus, meu bom Jesus,
que por mim morreste na Cruz,
perdoa os meus pecados.
Já não quero mais pecar.
Amém.
 
Pai Nosso
 
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
 
Creio: Símbolo dos Apóstolos
 
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
 
Invocação do Espírito Santo
 
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
 
VIRGEM MARIA
 
Ave Maria
 
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
 
Consagração a Maria Santíssima
 
Ó minha Senhora e minha mãe! Eu me ofereço todo a vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como filho vosso. Amém.
 
Salve-Rainha
 
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura esperança nossa salve! A vós bradamos, degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai Jesus, bendito fruto em vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
ROSÁRIO
 
Rosário
 
Oferecimento do Terço
 
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, pos intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
 
Mistérios Gozosos – Segunda-feira e Sábado
 
1. Anunciação do Anjo Gabriel a Maria;
2. Visita de Maria à sua prima Isabel
3. Nascimento de Jesus em Belém;
4. Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Maria;
5. Encontro de Jesus no templo entre os doutores da Lei.
 
Mistérios Dolorosos – Terça e Sexta-feira
 
1. Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras;
2. Flagelação de Jesus;
3. Jesus é coroado de espinhos;
4. Jesus carregando a Cruz (subida dolorosa ao Calvário);
5. A Crucificação de Jesus.
 
Mistérios Gloriosos – Quarta-feira e Domingo
 
1. A Ressurreição de Jeus;
2. Ascensão de Jesus nos Céus;
3. A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Pentecostes);
4. A Assunção de Maria aso Céus;
5. Coroação de Maria, como Rainha dos Céus.
 
Mistérios Luminosos – Quinta-feira
 
1. Batismo de Jesus no rio Jordão
2. Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná;
3. Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão;
4. Transfiguração de Jesus;
5. Instituição da Eucaristia.
 
JACULATÓRIA: "Oh meu bom JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.
 
ORAÇÕES DIVERSAS
 
Oração da Campanha da Fraternidade de 2014
 
Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
Amém.
 
Oração a Santo Agostinho
 
Ó excelso doutor da graça, Santo Agostinho.
Tu que contaste as maravilhas do amor misericordioso operado em tua alma, ajuda-nos a confiar sempre e unicamente na ajuda divina.
Ajuda-nos, ó grande Santo Agostinho, a encontrar a Deus "eterna verdade. Verdadeira caridade, desejada eternidade".
Ensina-nos a crer e viver na graça, superando nossos erros e angústias.
Acompanha-nos à vida eterna, para amar e louvar incessantemente ao Senhor.
Amém.
 
Oração a São José
 
São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra;
Sombra protetora de Maria, tua esposa;
Sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente;
Tua vida, feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações;
Me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé;
Sete dores e sete alegrias resumem tua existência:
Foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites;
Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos:
Florescer onde a vontade do Pai me colocou, saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria.
Amém.
 
Ao Anjo da Guarda
 
Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege, guarda, governa e ilumina.
Amém.
 
Oração do Dizimista
 
Senhor, faz de mim um dizimista consciente e alegre.
Que o meu Dízimo seja grato agradecimento, ato de amor e reconhecimento de tua bondade.
O que tenho de bom de ti recebi: vida, fé, saúde, amor, família, bens…
Ajuda-me a partilhar com justiça generosamente.
Tira o egoísmo de meu coração, a vaidade de meu espírito.
Que eu te ame cada vez mais; que ame cada vez mais aos irmão.
Quero ser no mundo espelhos de teu amor e tua paz.
Que meu Dízimo seja fonte de bençãos para mim, minha família e minha comunidade.
Amém.
 
Oração da Manhã
 
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te força, sabedoria, paz. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver além das aparências teus filhos como tu os vê, e assim só ver o o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos os que se aproximarem de mim sintam tua presença. Reveste-me interiormente de tua beleza , Senhor, e que no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém.
 
Oração da Noite
 
Senhor, obrigado por mais este dia. Obrigado pelos pequenos e grandes dons que tua bondade colocou em nosso caminho a cada instante desta jornada. Obrigado pela luz, pelo alimento, pela água, pelo trabalho, por este teto. Obrigado pela beleza de tuas criaturas, pelo milagre da vida, pela inocência das crianças, pelo gesto amigo, pelo amor. Obrigado pela surpresa de tua presença em cada ser. Obrigada por teu amor que nos sustenta e protege, pelo teu perdão que nos faz crescer. Obrigado pela alegria de termos sido úteis, ter servido à humanidade, aos que nos cercam. Que amanhã sejamos melhores. Queremos, antes de adormecer, perdoar e abençoar a quem nos magoou neste dia. Abençoa, senhor, o nosso descanso, os nossos corpos, os nossos familiares e amigos. Abençoa, desde já, nosso amanhã. Obrigado! Boa noite, Senhor!
 
Oração dos Casais
 
Obrigado, Senhor, pelo amor que nos une! Abençoa Senhor, esse amor, para que seja, a cada dia, mais novo e criativo! Novo, para recomeçar sempre e com mais entusiasmo; novo, para sustentar-nos nas horas de crises e dificuldades, criativo, para compreender as pessoas que caminham a nosso lado; criativo, para estender a mão aos irmãos carentes. Novo e criativo, para ser força transformadora na sociedade em que vivemos. Novo e criativo, para ser fonte geradora de paz, de harmonia e de filhos de Deus, livres e conscientes, Abençoa, Senhor, todos os casais que confiam em ti, que confiam no amor e num mundo melhor. Amém.
 
Orações pelas Vocações
 
Jesus, Mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossa famílias e pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.