Comunidades

Comunidade Nossa Aparecida – Beira Rio

A Comunidade Beira Rio é um povoado antigo de pescadores que abriga atualmente cerca de 35 famílias. Comunidade esta que se formou por volta dos anos 50, segundo informações obtidas com o Sr. Alziro Ramos, já falecido. Seu tio, Manoel Ramos, o convidou para morar junto dele no local, onde poderiam viver da pesca. As primeiras casas foram construídas de pau-a-pique.

Os ribeirinhos se instalaram neste local devido ao atrativo da pesca como meio de subsistência e a comercialização do produto no mercado municipal da cidade.

A comunidade viveu em condições precárias e isolada da cidade de São José dos Campos, por um período de 46 anos.

Desde 1994, para garantia de subsistência, os moradores além de comercializarem o produto da pesca, exercem atividades na construção civil, residências e outros.

A Paróquia Sagrada Família, formou a Pastoral Beira Rio e passou a desenvolver atividades diversas, onde a proposta era atuar não só na área de evangelização, mas também na área social, educacional e noções básicas de saúde. O trabalho da Paróquia Sagrada Família nesta comunidade foi muito significativo para o crescimento desta comunidade.

A Paróquia Santo Agostinho (neste período Comunidade Santo Agostinho) em 2007, assumiu os trabalhos, a pedido de Dom Moacir, pois a mesma situa-se no território da Paróquia.

Atualmente a Comunidade Nossa Senhora Aparecida é assistida pela Paróquia através da COPPHUS – Comissão para Promoção Humana e Social, da SSVP – Sociedade São Vicente de Paula e da Pastoral da Criança.

São realizadas Missas e Celebrações da Palavra quinzenalmente, bem como o apoio na tradicional Procissão Fluvial e Missa comemorativa da Padroeira, Catequese, Crisma e Coroinhas.