Dízimo

O que é Dízimo?

Nós cristãos acreditamos que não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.  DÍZIMO é uma íntima e profunda relação entre a criatura e o criador, pois Deus é o criador de todas as coisas e de todos. Se alcançamos algo na vida  é porque Ele criou as condições. Portanto, no  Dízimo não pode ser o que sobra, mas sim, a primeira coisa a ser entregue, pois para Deus não podemos dar o resto e sim as primícias, como diz a Bíblia no  Livro de Gênesis  4,1-8 na passagem de Caim e Abel. Antes de definir o quanto vamos devolver devemos pedir inspiração a Deus, para  fazermos justiça.  No Dízimo expressamos o nosso compromisso com a comunidade a que pertencemos e assim seremos mais participantes. Assim o Senhor nos diz: (Ml 3, 10-12) :  “Pagai Integralmente os dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não Derramo  a Minha benção sobre vós muito além do necessário …”

E o Dízimo Mirim?

Com o Dízimo Mirim a criança aprende o sentido da partilha, como todos são importantes para a manutenção da vida paroquial e a ajuda aos mais necessitados. Com o Dízimo devolvemos à Deus um pouco do muito que recebemos de suas mãos amorosas. Qual é o valor que a criança deve colocar em seu envelope? O valor de um chocolate, de um ingresso de cinema, um sanduíche, etc. O importante é que ela tenha consciência de que devemos separar um pouco do que temos para levar ao Pai, e assim fazemos parte dos que, unidos, são responsáveis pela sua igreja, pelos projetos dela e por aqueles que passam dificuldade.

Porque ser Dizimista?

01. O Dízimo é um ato de amor: aproxima-nos de Deus.
02. Pelo Dízimo ajudamos à Igreja em sua missão evangelizadora.
03. Dízimo ajuda a formar a comunidade.
04. O Dízimo não é esmola: é ato de justiça.
05. O Dízimo é o sustento da casa de Deus.
06. Dízimo é a  celebração da vida e da fé.
07. Todas as pastorais dependem do Dízimo.
08. Pelo dízimo, os pobres são assistidos e promovidos.
09. O Dízimo é uma forma de agradecer a Deus pelas suas bênçãos.
10. Dízimo: reconhecer que tudo é de Deus.

O Dízimo está na Bíblia de Gênesis ao Apocalipse. Só podemos compreender um dízimo que tenha seu fundamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se dúvidas sobre essa forma de doação, ou seja, a sua contribuição.

Destacam-se  algumas delas:

* A essência da partilha “o fundamento do dízimo” (Gen 1,1-31);

* As ofertas do dízimo – fraternidade e partilha (II Crônicas 31,1-21);

* O dízimo nos leva a caridade, à compaixão com os necessitados (Prov 19,17; Eclesiástico 29,11-16);

* Recompensas e bênçãos de Deus   (Eclesiástico 35,1-20);

* O dízimo e o amor de Deus (Am 4-4);

* A oferta deve vir do coração (Lc 21,1-4);

* Jesus dá exemplo de amor, fidelidade e justiça: “daí a Deus o que é de Deus e a César o que é de César (Lc 20,20-26)”;

* O dízimo, a partilha e as primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47; At 4,32-35; ITim 6,17-19);

Com esses textos, podemos ter as primeiras experiências Bíblicas sobre o dizimo, que nos leva a um desafio, uma promessa e as bênçãos. Faça a experiência!

Para saber mais sobre como ser um Dizimista da Paróquia Santo Agostinho converse com um dos agentes da Pastoral do Dízimo aos finais das missas ou compareça a Secretaria Paroquial. Em caso de dúvidas, entre em CONTATO conosco!