Advento: tempo de graça

Estamos vivendo o tempo litúrgico especial de preparação para o Natal: o Advento. Sua característica marcante é a espera, mas não uma espera passiva, e sim uma espera cheia de esperança.


Vivemos neste período duas esperas e duas chegadas: celebramos a espera e a chegada de Jesus em nossa história, que já aconteceu em Belém, com o sim de Maria e José; também celebramos, na esperança, a chegada de Jesus no fim da história, na parusia, onde Ele irá reconciliar todas as coisas e nós participaremos de sua glória.


Nas duas esperas e nas duas chegadas se misturam, inseparavelmente, o divino e o humano, o tempo e a eternidade, o criador e a criatura.
Como viver e celebrar bem este tempo?

  • Num clima de oração mais profundo: especialmente através da Novena de Natal em família;

  • Na vigilância: todo tempo do Advento é marcado pelo apelo à vigilância, que em primeiro lugar não é atitude passiva de uma espera, mas ação concreta de quem tem esperança, se sente responsável e por isso está sempre vigilante;

  • Sendo solidário: em nossas comunidades a preparação para o Natal sempre vem acompanhada de gestos concretos de solidariedade, especialmente com a doação de alimentos, tão necessária neste tempo de pandemia.


Faço votos que a comunidade paroquial de Santo Agostinho viva profundamente os apelos do Advento e juntos possamos celebrar de modo vibrante, alegre e contagiante mais um Natal em nossas vidas.

Fraternalmente,

Padre Geraldinho
Pároco